domingo, 18 de janeiro de 2009

" vaí toma no cú, ta moscanu seu vacilão?"
(três garotos, provavelmente entre cinco e sete anos, de madrugada, em uma rua do Itaim paulista)

Pois é, com muito atraso re-atualizo este blog e entro no ano de novas efemérides*. Foram tantas as do ano que morreu: 100 anos da morte de Machado, outro dos nascimento de Guimarães Rosa e Simone de Bouvoir, 200 anos da vinda da real família e da nascença de nossa imprensa, de nosso primeiro banco, 80 anos da primeira e triste guerra mundial, 60 anos da declaração dos direitos humanos, 40 anos dos frutiferos e contestadores acontecimentos de 68: paris, praga, são paulo: maria antonia; rio, mexico, argentina, mundo a fora e o desastroso AI-5 que caçou nossos frágeis fireitos político-cívicos durante a ditadura civil-militar brasileira, 20 anos da constituição "cidadã" brasileira.

Ano de harbeas corpus para Daniel Dantas, presente de nosso ilustríssimo snehor de alma republicana Gilmar Mendes; ano também da controvertida bienal do vázio e do nao-harbeas corpus para uma contestadora dessa vázio!

Para esse ano, no embalo de celebrar a crise financeira: 80 anos da quebra da bolsa de Nova Iorque; 90 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo; ano da Carmem Miranda, 70 anos do início da segunda grande triste guerra, 20 anos da queda do lamentável Muro de Berlin e tudo mais que minha memória lembrar. Ah sim, lembrei, vai ser o ano da Astronomia!

Ano de lutas e descompassos, 2008 termina com uma injusta guerra contra os civis da faixa de Gaza, é o extermínio de O legado de Auschwitz mais uma vez. Há tempos re-produzi aqui este amargo texto do ensaista espanhol Eduardo Subirats - leiam ele neste blog ou na Carta Maior - Subirats nos mostra que o legado de genocídios, campos de concentração e de refuigiado que Auschwitz nos transmitiu inda está ai. Faixa de Gaza é uma continuação, é o extermínio de um povo irmão, não há como negar que há mais de quarenta anos é isso de o Estado de Israel vem cometendo contra o povo Palestino. Não temos que temer olhar pra trás, a estátua de sal é só uma fábula, é preciso olhar, reelaborar com o distanciamento que trazem a experiência dos anos.

tenho coisas expeculando em minha cabeça, vomitarei-as, vomita-lás-ei, aqui tudo.

feliz 2009, espero...

*Segundo o dicionário Caudas Aulete : Efeméride: . 1 Acontecimento importante, em certa data 2 Sua comemoração, nessa data 3 Astron. Tabela astronômica que registra a posição relativa de um astro ao longo de intervalos regulares de tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se te apetece deixe ai o que pensa